Relacionando o microcosmo com o macrocosmo, o individual com o coletivo, toda forma de poder é iniciada no âmbito pessoal.

Do estágio inicial do Poder Pessoal, a auto-identificação até o seu estágio mais elevado, a interdependência.

O Pensamento chinês considerou o desenvolvimento humano sob o ângulo da conduta, enquanto um processo de evolução contínua.

É por isso que seu ideal é a espontaneidade (no sentido daquilo que ocorre por si) ao invés de enfatizar o ideal de liberdade.

O Praticante de Kung Fu Wing Chun  é aquele que segue sua natureza facilmente ,sem esforço,sem tê-la como objetivo, até mesmo sem pensar nela. Por esta razão Grão-mestre Moy Yat ( 1938/2001 ) costumava recomendar que seus discípulos deveriam aprender Wing Chun Kung Fu sem pensar em um propósito específico, particularmente com relação ao aspecto ligado a luta corporal nas Artes Marciais propaladas hoje em dia.

O grande erro do praticante de Wing Chun Kung Fu é o de simplesmente esforçar-se, quando o mais importante é esforçar-se para não forçar (idéia inicial de Kung fu  ). Isso porque a natureza humana deve  ser buscada dentro dele (do praticante) e repousa na facilidade .

Ao procurar fora de si, fatigando-se para superar a dificuldade , ele desenvolve camadas que encobrem sua própria natureza.

Grão-mestre Moy Yat chamava isso de Ip sam  . (vide Método da Emoção).
O homem com Ip Sam é aquele que possuía uma consciência da natureza humana, mas deixou que ela se perdesse. Por isso, Ip Sam representa o desvio de sua tendência ou inclinação pessoal (vocação).

Tornar-se consciente daquilo que realmente é, e recobrar a natureza humana é sempre possível, visto que perder a natureza humana não é nada mais que perder essa consciência. Consciência essa, encoberta (Ip Sam) pelas vicissitudes e tropeços da vida, devido, provavelmente a uma ausência de efetividade do Poder Pessoal daquela pessoa.

Como cabe ao próprio praticante da Arte Marcial Wing Chun Kung Fu recuperar sua própria natureza e sua salvaguarda está sempre ao seu alcance, o desenvolvimento humano terá seu início somente no momento em que ele decidir efetivamente começar esse processo contínuo, denominado Ming Sang  , cuja transformação implicará na efetividade de seu poder pessoal.

Grão-mestre Moy Yat meu si-gung escreveu Ming Sam Kin Seng , ou seja, é através do Ming Sam  que se percebe a natureza humana.
SIFU Monnerat

2a.Geração de Grão-mestre Moy Yat

 

© 2019 Moy Yat Ving Tsun  - Família Moy Ka Lai To - All Rights Reserved - Hosted by gmsite.com.br in Canadian - CA         -          Início   |  Journal   |   Eventos   |   Suporte

Gratuitamente receba nosso Livro Digital e Saiba como o Kung Fu pode alavancar Seu Trabalho, Sua Vida, Suas Relações!

65 PÁGINAS

LIMITAÇÃO DE 500 DOWNLOADS APENAS.

Lute por uma pessoa melhor! Um Mestre irá te Ouvir!

Use seu melhor email para receber nosso Link de Download 

You have Successfully Subscribed!

Olá! Em que podemos ajudar? Chame-nos pelo WhatsApp!
Powered by
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account