A Simplicidade do Sistema Wing Chun
Wing Chun Tang Song
Princípio da Simplicidade é consagrado pelo desprendimento quantitativo mínimo e qualitativo máximo dos fatores de monitoramento (posicionamento, distância, timing e energia) para alcançar, com a mais pura clareza de propósito, um objetivo específico, a partir de uma determinada condição.
A Simplicidade denominada em chinês Tang Son é composta por duas idéias fundamentais:
- Tang (simplicidade quantitativa, quando algo é simples em quantidade) e;
- Son (simplicidade qualitativa, quando algo é puro em qualidade).
A Clareza de propósito que é referida, tem as seguintes características:
- Especificidade, representado por ‘ O que’
- Mensurabilidade, representado por ‘Quanto’
- Alcançabilidade, representada por ‘Como’
- Importância, representada por ‘Por que’
- Temporalidade, representada por ‘Quando’
- Localidade, representado por ‘Onde’
- Agente, representado por ‘Quem’
Fatores de Monitoramento
Os Fatores de Monitoramento do Sistema Ving Tsun 詠 舂 são:
- Posicionamento (Wai Jih);
- Distância (Koi Lei);
- Timing (See Gan) e;
- Energia (Lek Do).
O Princípio da Simplicidade orienta e estrutura todo o Sistema Ving Tsun. Um princípio rege todo um sistema, a fim de que seus ordenamentos e a interrelação entre os diversos elementos constituam um todo organizado. Simplicidade é uma espécie de unidade e opõe-se à composição. Esta última denota que uma coisa consta de partes, quer quantitativa, quer essenciais. Pelo contrário, a simplicidade significa que um ser não tem parte em que possa resolver-se, competindo-lhe,por isso, a indivisibilidade. È interessante como as idéias de simplicidade e de sistema estão intimamente ligadas.
Grão-mestre Moy Yat certa vez escreveu que “Kung Fu sem Sistema não é Kung fu, Kung fu que depende de um Sistema, não é bom Kung fu” (vide Hai Tong). Um bom sistema é aquele que conduz o praticante a alcançar a sua expressão pessoal pura num espaço mínimo de tempo.
O termo em chinês, no dialeto cantonês, para referir-se a Simplicidade é Tang Son, onde Tang representa simples em quantidade, enquanto Son quer dizer puro em essência. Portanto, Tang diz respeito à Simplicidade Quantitativa, enquanto que Son representa a Simplicidade Essencial.
Simplicidade Quantitativa no Wing Chun
Ttem como idéia central “o mínimo suficiente”. Sem dúvida, a preparação da ação, neste momento, requer uma atenção especial, pois quanto mais favorável uma circunstância, o suficiente será cada vez mínimo. Assim, o mínimo poderá variar conforme cada situação, devendo a capacidade de julgamento de cada um determinar o quanto será suficiente.
Simplicidade Essencial no Wing Chun
Está ligada com a “pureza”. O puro está ligado com a total, à plenitude, onde a intensidade máxima para cada situação deverá, a exemplo da Simplicidade Quantitativa, ser determinada também pela capacidade de julgamento de cada um. A pureza máxima que não seja em quantidade mínima não resultará num todo equilibrado, impedindo assim sua unidade.
O falecido Patriarca Ip Man costumava dizer que “quanto mais simples melhor” Onde há Simplicidade, não há desperdício. Onde não há desperdício, há harmonia. Por isso, a economia de movimento e energia está intimamente relacionada com a harmonia. Um dos erros mais comuns é confundir pobreza com Simplicidade, ou como os filósofos preferem, simplicidade por pobreza com simplicidade por riqueza. A primeira é o mínimo insuficiente, resultado da incapacidade de julgamento de um ser ainda imaturo. A segunda é o mínimo suficiente com pureza máxima,resultante do julgamento perfeito de uma pessoa que alcançou a maturidade em sua capacidade de discernimento.
Pode-se perceber que a capacidade de julgamento é fundamental para que possamos estar em harmonia com o Princípio da Simplicidade. Para tal, o praticante de Ving Tsun deve desenvolver em estado refinado de percepção. Por sua vez, a percepção só poderá ser desenvolvida através do relaxamento (Fon Song) que é o ponto inicial do trabalho de aprendizado do Sistema Ving Tsun. Buscar a Simplicidade a cada momento é a tarefa de cada praticante. É dito que as últimas palavras do Patriarca Leung Jan, o mais respeitável Mestre de Ving Tsun na china, foram “passei minha vida toda tentando fazer Ving Tsun mais simples, mas não consegui”.
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