Relacionando o microcosmo com o macrocosmo, o individual com o coletivo, toda forma de poder é iniciada no âmbito pessoal.

Do estágio inicial do Poder Pessoal, a auto-identificação até o seu estágio mais elevado, a interdependência.

O Pensamento chinês considerou o desenvolvimento humano sob o ângulo da conduta, enquanto um processo de evolução contínua.

É por isso que seu ideal é a espontaneidade (no sentido daquilo que ocorre por si) ao invés de enfatizar o ideal de liberdade.

O Praticante de Kung Fu Wing Chun  é aquele que segue sua natureza facilmente ,sem esforço,sem tê-la como objetivo, até mesmo sem pensar nela. Por esta razão Grão-mestre Moy Yat ( 1938/2001 ) costumava recomendar que seus discípulos deveriam aprender Wing Chun Kung Fu sem pensar em um propósito específico, particularmente com relação ao aspecto ligado a luta corporal nas Artes Marciais propaladas hoje em dia.

O grande erro do praticante de Wing Chun Kung Fu é o de simplesmente esforçar-se, quando o mais importante é esforçar-se para não forçar (idéia inicial de Kung fu  ). Isso porque a natureza humana deve  ser buscada dentro dele (do praticante) e repousa na facilidade .

Ao procurar fora de si, fatigando-se para superar a dificuldade , ele desenvolve camadas que encobrem sua própria natureza.

Grão-mestre Moy Yat chamava isso de Ip sam  . (vide Método da Emoção).
O homem com Ip Sam é aquele que possuía uma consciência da natureza humana, mas deixou que ela se perdesse. Por isso, Ip Sam representa o desvio de sua tendência ou inclinação pessoal (vocação).

Tornar-se consciente daquilo que realmente é, e recobrar a natureza humana é sempre possível, visto que perder a natureza humana não é nada mais que perder essa consciência. Consciência essa, encoberta (Ip Sam) pelas vicissitudes e tropeços da vida, devido, provavelmente a uma ausência de efetividade do Poder Pessoal daquela pessoa.

Como cabe ao próprio praticante da Arte Marcial Wing Chun Kung Fu recuperar sua própria natureza e sua salvaguarda está sempre ao seu alcance, o desenvolvimento humano terá seu início somente no momento em que ele decidir efetivamente começar esse processo contínuo, denominado Ming Sang  , cuja transformação implicará na efetividade de seu poder pessoal.

Grão-mestre Moy Yat meu si-gung escreveu Ming Sam Kin Seng , ou seja, é através do Ming Sam  que se percebe a natureza humana.
SIFU MONNERAT

2a.Geração de Grão-mestre Moy Yat

 

© 2017 Moy Ka Wing Chun Society  - Núcleo Nacional - All Rights Reserved - Hosted by gmsite.com.br in Canadian - CA         -          Início   |  Journal   |   Eventos   |   Suporte

logorereadygraph
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account