Siu Nim Tau – Vol.1
WEB BOOK DO NÍVEL BÁSICO DO SISTEMA Wing Chun
[pmpro_member_badges image_align=”aligncenter”]
[pmpro_billing]
Sala de Aula
ORIENTAÇÕES
Siga as Aulas na ordem em que estão! Pois o não cumprimento da mesma, levará você a ter dificuldades de compreensão dos conteúdos, pois seguem uma ordem sistemática de aprendizado sequencial.
Introdução do Sifu
Prezado(a) Hok San
Deste momento em diante, ao adquirir este volume digital, você passa a ingressar mesmo que virtualmente, como aluno (hok san) de nosso “Si-Moon” e como nos tempos antigos, passo a ser agora seu “sifu” desta simples e singular Arte Marcial Chinesa, denominada WING CHUN KUEN FAAT.
Dentre tantos instrutores existentes hoje desta arte, vejo que carece ainda de uma maior compreensão do que vem a ser Wing Chun Kung Fu.
Quero compartilhar com você minha experiência adquirida nestes 30 anos de prática, onde pude vivenciar a mesma junto aos meus mestres, principalmente a família Moy Yat, donde pude refinar meu Wing Chun Kung Fu, sendo recebido em cerimônia tradicional chinesa pela própria pessoa de Grão-mestre Moy Yit Kai (Moy Yat), discípulo direto do Patriarca Chinês Ip Man e Mestre Moy Yat Sang.
Agradeço a Mestre Lee Tat Yan por ter me iniciado na arte do Wing Chun de Hong Kong (Luta de rua muito usada nos becos de Hong Kong).
Agradeço a meu Sifu Moy Yat Sang (leo Imamura) e a meu Sigung Moy Yat que me conduziram neste refinamento crucial, de uma arte inusitada.
Agradeço também à você meu caro (ou minha cara) aprendiz, por ter me escolhido para lhe instruir na sua jornada pessoal dentro do WING CHUN KUNG FU.
Ordem de Estudos
Continue sua leitura seguindo a ordem do menu superior a esse texto.
Quanto a Ordem de Estudos dos conteúdos deste ebook e consequentemente do Nível Básico do Sistema Wing Chun, siga a ordem que se encontra no menu lateral deste ebook que se situa à direita da Vídeo Aula.
Nosso Legado
Desde a Dinastia Han, a civilização chinesa vem mantendo o registro dos nomes, datas e feitos seus ancestrais. Publicamos as regras estabelecidas pela linhagem da Família Moy Ka Lai To para a elaboração de sua árvore genealogica. Com base nos critérios estabelecidos na Dinastia Qing (1644-1912), período de fundação do nosso moon phai, este documento inclui os princípios da composição de sua genealogia.
Desde a fundação do Sistema Wing Chun no Reinado do Imperador Yung Jing (Yongzheng), da Dinastia Ching (Qing) (1723 – 1735), todas as suas heranças ancestrais tem sido preservadas através da tradição oral.
Este costume tornou-se mais acentuado em função dos momentos históricos vividos ao longo de sua existência.
Até os tempos do Patriarca Chan Wah Soon, nosso estilo viveu a efervescência de um país governado por uma dinastia estrangeira.
No ano de 1943, durante a ocupação japonesa na cidade Futsan (Foshan), Província Guangdong, meu Si-Taigung Ip Man, natural desta cidade, discípulo de Chan Wah Soon, iniciou sua família, de acordo com as tradições ancestrais.
Em 1950, a Família Ip Man teve suas atividades reiniciadas na Colônia Britânica de Hong Kong.
Em 1962, meu Si-Gung Moy Yat (1938/2001),nascido em Toisan (Tuishan) na Província Guangdong, discípulo de Ip Man, fundou sua família, sob a autorização de seu mestre, na Colônia Britânica de Hong Kong.
Em 1973, nove anos depois, a Família Moy Yat transferiu-se para a cidade de New York, Estado de New York, Estados Unidos da América.
Antes de Moy Yat tranferir-se para NY, Mestre Lee Tat Yan erradicou-se no Brasil e trouxe consigo um pouco da Arte do Wing Chun Kuen aprendida com seu Sifu, Lee Sing.
Em 1979 , sete anos após , eu, Geraldo Monnerat ,nascido em Três Rios – RJ, recebi meu primeiro legado no Sistema Wing Chun de Sin San Lee Tat Yan onde em 1993 completei a trilogia do nível superior do Sistema Wing Chun concluindo todos os níveis, e recebi o nome chinês de Lee Mo Ne.
Em 1996 falece, aos 47 anos, de doença desconhecida, meu primeiro Sifu (Lee Tat Yan) , o que me levou em 1997 a ser aceito como discípulo de Segunda Geração de Grão-mestre Moy Yat.(Choi Chin Dai Gee) e Primeira Geração de Mestre Moy Yat Sang(Yat Chin Dai Gee ).
Em 1998 afirmei minha condição de Discípulo Vitalício na Cerimônia de Discipulado denominada de Pai-si ocorrida na Celebração do 10o Aniversário da Família Moy Yat Sang, onde recebi de Grão Mestre Moy Yat e Sra. Helen Moy o nome chinês Moy Ka Lai To
Em 2001 Ingressei no Livro Genealógico da “Hong Kong Wing Chun Athletic Association” – HK – China.
Em 2002 tive meu nome incluído no Ip Man Tong - China (Museu do Patriarca Ip Man) como colaborador.
Em 2003 ingressei pela segunda vez, agora com Moy Yat Sang Sifu, em regime de aulas privativas, no aprendizado das Facas de Oito Cortes ( Baat Jaam Doa)
Em 2006, eu, Geraldo Monnerat, então discípulo de Moy Yat Sang, fundei minha família, sem a autorização expressa de meu mestre, na minha cidade de residência (Niterói – RJ), onde fundei em 1998 com a presença de meu Sigung Moy Yat e Sra. Helen Moy, o 1o.Núcleo da Moy Yat Wing Chun Martial Intelligence no Leste-Fluminense, agora, Núcleo da Moy Ka Wing Chun Kung Fu Society
Assim mui resumidamente se deu meu ingresso Autêntico nesta particular Árvore Genealógica Chinesa
Em 1965 foi realizado um Registro Sigilar por Grão-mestre Moy Yat, e por solicitação do Patriarca Ip Man. Ao todo 51 peças, retratando a história, costumes, provérbios marciais(Kuen Kuit) e conteúdos do Sistema Wing Chun, inspecionados em vida pelo Patriarca Ip Man (8ª geração).
Grão-mestre Moy Yat, possuía o dom da arte de cunhar selos tradicionais chineses, seus discípulos também recebiam um carimbo(selo) inscrito seus nomes chineses. Eu mesmo tive a oportunidade de receber de Moy Yat um destes sinetes chineses com o nome que ele mesmo me conferiu. Saiba mais…
Sobre a origem de nossa linhagem, ano de 1967, foi registrado o seguinte:
“O Wing Chun Kuen Sut tem sua origem na era Yung Jing da Dinastia Ching”.
Naquela época, o Monastério Siu Lam foi consumido pelo incêndio e cinco antigos ocultaram sua morada em famosas montanhas.Jo Si Ng Mui fez permanecer seu bordão no Templo Pak Hok da montanha Miu, na fronteira de Wan [Wan Nam] e Kwai [Kwong Sai]. Tendo casualmente visto uma serpente e uma garça combatendo-se uma à outra, apreendeu um novo kuen fat.
Por essa época, Yim Wing Chun estava sendo forçada por um tirano local à com ele se casar. Ela recebeu o recém-criado kuen sut ensinado por Ng Mui e, através da punição do malvado, protegeu a si própria. Ato contínuo devotou-se a estruturar o referido kuen sut; dividiu-o em Siu Nim Tao, Chum Kiu, Biu Je, Moy Fah Jong, Luk Dim Boon Kwan e Bot Jom Doa. Os sucessores o registraram, chamando-o Wing Chun Kuen. Posteriormente, ela o transmitiu secretamente a seu marido Leung Bok Chau.
Leung o transmitiu a Wong Wah Bo e a Leung Lan Kwai, que o retransmitiu a Leung Yee Tai. Yee Tai o transmitiu a Leung Jan.Sr. Jan o transmitiu individualmente a Fung Wah e a Chan Wah Shun. E Chung Si Ip Man recebeu, no mais alto grau, o legado de Chan. Ele é o atual líder do Wing Chun Pai.
Eu, honrado em ser listado entre os seguidores, soube de oitiva ter sido tal a sucessão da transmissão ininterrupta dessa kuen sut dentro da família e, assim, narro em pormenores sua síntese, tão-só para dá-la a conhecer aos colegas e às gerações posteriores.”
Registro escrito de Moy Yat.
Destinado a perpetuar o conhecimento ancestral, esperamos que este trabalho via internet, através de nosso Portal Nacional wingchun.com.br, permitam que as gerações futuras possam usufruir a sabedoria do passado, mantendo o elo de legitimidade que tem sido sustentado desde a fundação do Sistema Wing Chun até os dias de hoje.
O Nome de nossa Arte – Exposição de Motivos
O nome Wing Chun, como o utilizamos, pode se referir a três coisas, o que se percebe claramente quando vem complementado por outras palavras: antecedido por Yim, faz referência à fundadora do sistema; sucedido por Kuen, diz respeito ao sistema mesmo; se depois dele vem Pai, concerne aos grupos ou às famílias que se constituíram e se constituem historicamente, instituindo e consolidando o legado em torno da prática do referido sistema.
Nisso tudo há consenso. No entanto, ainda que todos utilizem os nomes Yim Wing Chun, Wing Chun Kuen ou Wing Chun Pai, nem todos o fazem a partir da mesma inspiração.
Segundo nossa tradição histórica, o nome Wing Chun foi adotado ao longo das gerações para designar o estilo e a família que se estava estabelecendo. Acredita-se que o responsável por esta iniciativa foi o próprio marido da fundadora, Leung Bok Toa, no século XVIII. Ele desejava perpetuar a memória de sua esposa ao longo das gerações, pelo fato de ela ter estruturado sistematicamente o conhecimento advindo do Monastério Siu Lam, através da monja Ng Mui.
Alguns defendem que este legado foi desenvolvido especificamente no Templo Weng Chun, um centro de estudos de novas tendências do referido monastério.
É intrigante a constatação de que o nome da pessoa e o nome do templo têm pronúncia e escrita praticamente idênticas (há apenas uma diferença de tom entre o dois e, além disso, pode-se ver o caractere Weng incluído no caractere Wing). Seria uma feliz coincidência?
Se Wing Chun tiver sido um nome dado pelos pais da fundadora quando de seu nascimento, teremos duas possibilidades: se tiver sido escolhido sem o conhecimento da existência do Templo Veng Tsun, teremos certeza de que a similaridade foi fruto do acaso; se considerarmos que, segundo algumas versões, Yim Yee, pai de Wing Chun, era um revolucionário político que tinha conhecimento das tradições de Siu Lam (Shaolin) – e, portanto, que poderia saber da existência do templo -, teremos a probabilidade de coincidência diminuída.
Por outro lado, Wing Chun poderia ter sido um nome adotado pela fundadora (ou dado a ela pela sua própria tutora, Ng Mui, o que, para fins de interpretação, dá no mesmo) e, nesse caso, a coincidência se desfaz. Numa época em que a importância social da mulher era quase inexpressiva e que, além disso, a prática do Kung Fu era tachada de revolucionária, a ocultação do verdadeiro nome seria mais que um capricho artístico.
O Sistema Wing Chun (Hai Tong)
Kung Fu sem Hai Tong não é Kung Fu, Kung Fu que depende de um Hai Tong não é bom Kung Fu”. Grão-Mestre Moy Yat.
WING CHUN é um sistema de excelência estratégica, fundamentado na Inteligência Marcial, explora o potencial de transformação de uma listagem técnica composta por seis conteúdos a saber: Siu Nim Tao, Cham Kiu, Biu Gee, Mui Fah Chong, Luk Dim Boon Gwan e Baart Charm Doa. Esta disposição particular é atribuída à Fundadora Yim WING CHUN. Apresenta o Princípio do Tang Son (Simplicidade) como proposição fundamental e a manifestação amadurecida do Mo Tak (Poder Pessoal) como fim precípuo.
WING CHUN pode ser traduzido como “Cantar à Primavera”. No entanto, etimologicamente, o significado de Wing pode ser expresso por “anúncio do perpétuo”, enquanto Chun pode representar “a superação das dificuldades iniciais para alcançar a prosperidade, sob o efeito da luz”. Desta maneira, por extensão de sentido, o nome WING CHUN conduz ao conceito de “Aprendizagem Proativa”.
Conhecido como Siu Ye Kuen, ou seja, “A Prática Marcial dos Jovens Senhores”, o Sistema WING CHUN era utilizado para desenvolver o Poder Pessoal dos descendentes das famílias tradicionais chinesas. Relacionando o microcosmo com o macrocosmo, o individual com o coletivo, toda forma de poder é iniciada no âmbito pessoal. Do estágio inicial do Poder Pessoal, a auto-identificação até o seu estágio mais elevado, a interdependência.
O Pensamento chinês considerou o desenvolvimento humano sob o ângulo da conduta, enquanto um processo de evolução contínua. È por isso que seu ideal é a espontaneidade (no sentido daquilo que ocorre por si) ao invés de enfatizar o ideal de liberdade.
O Praticante de WING CHUN é aquele que segue sua natureza “facilmente” ,sem esforço,sem tê-la como objetivo, até mesmo sem pensar nela. Por esta razão Grão-mestre Moy Yat ( 1938/2001 ) costumava recomendar que seus discípulos deveriam aprender WING CHUN sem pensar em um propósito específico, particularmente com relação ao aspecto ligado a luta corporal.
O grande erro do praticante de WING CHUN é o de simplesmente esforçar-se, quando o mais importante é “esforçar-se para não forçar” (idéia inicial de Kung fu). Isso porque a natureza humana deve ser buscada dentro dele (do praticante) e repousa na “facilidade” .
Ao procurar fora de si, fatigando-se para superar a “dificuldade” , ele desenvolve “camadas” que encobrem sua própria natureza. Grão-mestre Moy Yat chamava isso de Ip sam
O homem com Ip Sam é aquele que possuía uma consciência da natureza humana, mas deixou que ela se perdesse. Por isso, Ip Sam representa o desvio de sua tendência ou inclinação pessoal (vocação).
Tornar-se consciente daquilo que realmente é, e recobrar a natureza humana é sempre possível, visto que “perder” a natureza humana não é nada mais que perder essa consciência. Consciência essa, encoberta (Ip Sam)pelas vicissitudes e tropeços da vida, devido, provavelmente a uma ausência de efetividade do Poder Pessoal daquela pessoa.
Como cabe ao próprio praticante de WING CHUN recuperar sua própria natureza e sua salvaguarda está sempre ao seu alcance, o desenvolvimento humano terá seu início somente no momento em que ele decidir efetivamente começar esse processo contínuo, denominado Ming Sang , cuja transformação implicará na efetividade de seu poder pessoal.
Grão-mestre Moy Yat escreveu “Ming Sam Kin Seng” , ou seja, “é através do Ming Sam que se percebe a natureza humana”.
Demais textos complementares e completos estão disponíveis no “HAU HOK” – MANUAL DO ESTUDANTE. Caso voce seja um MEMBRO PRO, você receberá mais adiante, caso contrário, será necessário adquirir o Hau Hok Manual. Alguns outros textos de leitura de apoio estarão também no Volume 2 de Siu Nim Tau.
Vista Frontal do Kuen Loh
Vista Frontal do Kuen Loh
Seminário de Formação Anual & Cerimônias Tradicionais: Todo ano, será cobrada a taxa de inscrição vigente no período que normalmente é divulgado nas Unidades ou Núcleos e pelos websites de nossa organização antecipadamente para pagamento parcelado ou a vista com benefícios vigentes. e que podem ser alterados a qualquer momento pela Moy Ka Wing Chun por critérios exclusivos. Ao assinar este termo, você confirma que leu e está de acordo com sua inscrição no Seminário supra.
Vista Frontal do Kuen Loh
Seminário de Formação Anual & Cerimônias Tradicionais: Todo ano, será cobrada a taxa de inscrição vigente no período que normalmente é divulgado nas Unidades ou Núcleos e pelos websites de nossa organização antecipadamente para pagamento parcelado ou a vista com benefícios vigentes. e que podem ser alterados a qualquer momento pela Moy Ka Wing Chun por critérios exclusivos. Ao assinar este termo, você confirma que leu e está de acordo com sua inscrição no Seminário supra.
Vista Frontal do Kuen Loh
Seminário de Formação Anual & Cerimônias Tradicionais: Todo ano, será cobrada a taxa de inscrição vigente no período que normalmente é divulgado nas Unidades ou Núcleos e pelos websites de nossa organização antecipadamente para pagamento parcelado ou a vista com benefícios vigentes. e que podem ser alterados a qualquer momento pela Moy Ka Wing Chun por critérios exclusivos. Ao assinar este termo, você confirma que leu e está de acordo com sua inscrição no Seminário supra.
Vista Frontal do Kuen Loh
Seminário de Formação Anual & Cerimônias Tradicionais: Todo ano, será cobrada a taxa de inscrição vigente no período que normalmente é divulgado nas Unidades ou Núcleos e pelos websites de nossa organização antecipadamente para pagamento parcelado ou a vista com benefícios vigentes. e que podem ser alterados a qualquer momento pela Moy Ka Wing Chun por critérios exclusivos. Ao assinar este termo, você confirma que leu e está de acordo com sua inscrição no Seminário supra.
Aula 5 – Paak Sau
Seminário de Formação Anual & Cerimônias Tradicionais: Todo ano, será cobrada a taxa de inscrição vigente no período que normalmente é divulgado nas Unidades ou Núcleos e pelos websites de nossa organização antecipadamente para pagamento parcelado ou a vista com benefícios vigentes. e que podem ser alterados a qualquer momento pela Moy Ka Wing Chun por critérios exclusivos. Ao assinar este termo, você confirma que leu e está de acordo com sua inscrição no Seminário supra.
Vista Frontal do Kuen Loh
Seminário de Formação Anual & Cerimônias Tradicionais: Todo ano, será cobrada a taxa de inscrição vigente no período que normalmente é divulgado nas Unidades ou Núcleos e pelos websites de nossa organização antecipadamente para pagamento parcelado ou a vista com benefícios vigentes. e que podem ser alterados a qualquer momento pela Moy Ka Wing Chun por critérios exclusivos. Ao assinar este termo, você confirma que leu e está de acordo com sua inscrição no Seminário supra.
Vista Frontal do Kuen Loh
Seminário de Formação Anual & Cerimônias Tradicionais: Todo ano, será cobrada a taxa de inscrição vigente no período que normalmente é divulgado nas Unidades ou Núcleos e pelos websites de nossa organização antecipadamente para pagamento parcelado ou a vista com benefícios vigentes. e que podem ser alterados a qualquer momento pela Moy Ka Wing Chun por critérios exclusivos. Ao assinar este termo, você confirma que leu e está de acordo com sua inscrição no Seminário supra.
[auto-iframe link=http://www.asaweb.com.br/ondemand/protegido/wingchun/ tag=a1 width=640 height=380 autosize=yes scroll=no]
Vista Frontal do Kuen Loh
Vista Frontal do Kuen Loh
Seminário de Formação Anual & Cerimônias Tradicionais: Todo ano, será cobrada a taxa de inscrição vigente no período que normalmente é divulgado nas Unidades ou Núcleos e pelos websites de nossa organização antecipadamente para pagamento parcelado ou a vista com benefícios vigentes. e que podem ser alterados a qualquer momento pela Moy Ka Wing Chun por critérios exclusivos. Ao assinar este termo, você confirma que leu e está de acordo com sua inscrição no Seminário supra.
Vista Frontal do Kuen Loh
Seminário de Formação Anual & Cerimônias Tradicionais: Todo ano, será cobrada a taxa de inscrição vigente no período que normalmente é divulgado nas Unidades ou Núcleos e pelos websites de nossa organização antecipadamente para pagamento parcelado ou a vista com benefícios vigentes. e que podem ser alterados a qualquer momento pela Moy Ka Wing Chun por critérios exclusivos. Ao assinar este termo, você confirma que leu e está de acordo com sua inscrição no Seminário supra.
Vista Frontal do Kuen Loh
Seminário de Formação Anual & Cerimônias Tradicionais: Todo ano, será cobrada a taxa de inscrição vigente no período que normalmente é divulgado nas Unidades ou Núcleos e pelos websites de nossa organização antecipadamente para pagamento parcelado ou a vista com benefícios vigentes. e que podem ser alterados a qualquer momento pela Moy Ka Wing Chun por critérios exclusivos. Ao assinar este termo, você confirma que leu e está de acordo com sua inscrição no Seminário supra.
Vista Frontal do Kuen Loh
Seminário de Formação Anual & Cerimônias Tradicionais: Todo ano, será cobrada a taxa de inscrição vigente no período que normalmente é divulgado nas Unidades ou Núcleos e pelos websites de nossa organização antecipadamente para pagamento parcelado ou a vista com benefícios vigentes. e que podem ser alterados a qualquer momento pela Moy Ka Wing Chun por critérios exclusivos. Ao assinar este termo, você confirma que leu e está de acordo com sua inscrição no Seminário supra.
Aula 5 – Paak Sau
Seminário de Formação Anual & Cerimônias Tradicionais: Todo ano, será cobrada a taxa de inscrição vigente no período que normalmente é divulgado nas Unidades ou Núcleos e pelos websites de nossa organização antecipadamente para pagamento parcelado ou a vista com benefícios vigentes. e que podem ser alterados a qualquer momento pela Moy Ka Wing Chun por critérios exclusivos. Ao assinar este termo, você confirma que leu e está de acordo com sua inscrição no Seminário supra.
Vista Frontal do Kuen Loh
Seminário de Formação Anual & Cerimônias Tradicionais: Todo ano, será cobrada a taxa de inscrição vigente no período que normalmente é divulgado nas Unidades ou Núcleos e pelos websites de nossa organização antecipadamente para pagamento parcelado ou a vista com benefícios vigentes. e que podem ser alterados a qualquer momento pela Moy Ka Wing Chun por critérios exclusivos. Ao assinar este termo, você confirma que leu e está de acordo com sua inscrição no Seminário supra.
Vista Frontal do Kuen Loh
Seminário de Formação Anual & Cerimônias Tradicionais: Todo ano, será cobrada a taxa de inscrição vigente no período que normalmente é divulgado nas Unidades ou Núcleos e pelos websites de nossa organização antecipadamente para pagamento parcelado ou a vista com benefícios vigentes. e que podem ser alterados a qualquer momento pela Moy Ka Wing Chun por critérios exclusivos. Ao assinar este termo, você confirma que leu e está de acordo com sua inscrição no Seminário supra.
NOTA 1 – Este Volume não representa todo o conteúdo do Siu Nim Tau de Wing Chun, o restante encontra-se nos volumes 2 e 3, bem como outros Web Books suplementares.
NOTA 2 – Nem todos estarão disponíveis para você (conforme Nível de Membro)
Um Conselho do Sifu:
“Não compre separado cada WebBook, pague o Plano Mensal e economize mais, além disso torne-se meu Aluno de fato, tendo acesso a AULAS AO VIVO! em TEMPO REAL para Correções e muito mais aprendizado!
Veja aqui os benefícios completos!
… avançe nos seus estudos! Caso você ainda não seja, a melhor opção é pagar mensalmente como Membro PRO
Horários Web Aula
TERÇAS FEIRAS: 20h as 21h15
QUINTAS FEIRAS: 17h30 as 18h30
SÁBADOS: 10h as 11h
Obs: Não serão em todos esses dias da semana, as Web Aulas serão realizadas quinzenalmente ou 1 por mês, conforme disponibilidade da Moy Ka Wing Chun e de Sifu Monnerat.Você receberá email 1 semana antes, 1 dia antes e 1 hora antes avisando sobre o dia exato das mesmas.
WhatsApp Avisos
Solicite através de nosso WhatsApp (21) 98382-7525 a inclusão de seu contato em nosso GRUPO DE AVISOS. Estaremos assim avisando da próxima WEB AULA e outros avisos urgentes e necessários.
Reprodução Proibida LEI Nº 9.610
© Copyright 1997-2023 - Cópia não autorizada sob Pena de Lei federal - LEI Nº 9.610 - Todos os direitos reservados a Vidakungfu.online & Mestre Monnerat. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização sob pena de Lei federal.