A Simplicidade do Sistema Wing Chun

Wing Chun Tang Song

 

Princípio da Simplicidade é consagrado pelo desprendimento quantitativo mínimo e qualitativo máximo dos fatores de monitoramento (posicionamento, distância, timing e energia) para alcançar, com a mais pura clareza de propósito, um objetivo específico, a partir de uma determinada condição.

 

 

A Simplicidade denominada em chinês Tang Son é composta por duas idéias fundamentais:

  • Tang (simplicidade quantitativa, quando algo é simples em quantidade) e;
  • Son (simplicidade qualitativa, quando algo é puro em qualidade).

A Clareza de propósito que é referida, tem as seguintes características:

  • Especificidade, representado por ‘ O que’
  • Mensurabilidade, representado por ‘Quanto’
  • Alcançabilidade, representada por   ‘Como’
  • Importância, representada por         ‘Por que’
  • Temporalidade, representada por ‘Quando’
  • Localidade, representado por           ‘Onde’
  • Agente, representado por ‘Quem’

Fatores de Monitoramento

 

Os Fatores de Monitoramento do Sistema Ving Tsun 詠 舂 são:

  • Posicionamento (Wai Jih);
  • Distância (Koi Lei);
  • Timing (See Gan) e;
  • Energia (Lek Do).

O Princípio da Simplicidade orienta e estrutura todo o Sistema Ving Tsun. Um princípio rege todo um sistema, a fim de que seus ordenamentos e a interrelação entre os diversos elementos constituam um todo organizado. Simplicidade é uma espécie de unidade e opõe-se à composição. Esta última denota que uma coisa consta de partes, quer quantitativa, quer essenciais. Pelo contrário, a simplicidade significa que um ser não tem parte em que possa resolver-se, competindo-lhe,por isso, a indivisibilidade. È interessante como as idéias de simplicidade e de sistema estão intimamente ligadas.

Grão-mestre Moy Yat certa vez escreveu que “Kung fu sem Sistema não é Kung fu, Kung fu que depende de um Sistema, não é bom Kung fu” (vide Hai Tong). Um bom sistema é aquele que conduz o praticante a alcançar a sua expressão pessoal pura num espaço mínimo de tempo.

O termo em chinês, no dialeto cantonês, para referir-se a Simplicidade é Tang Son, onde Tang representa simples em quantidade, enquanto Son quer dizer puro em essência. Portanto, Tang diz respeito à Simplicidade Quantitativa, enquanto que Son representa a Simplicidade Essencial.

Simplicidade Quantitativa no Wing Chun

Ttem como idéia central “o mínimo suficiente”. Sem dúvida, a preparação da ação, neste momento, requer uma atenção especial, pois quanto mais favorável uma circunstância, o suficiente será cada vez mínimo. Assim, o mínimo poderá variar conforme cada situação, devendo a capacidade de julgamento de cada um determinar o quanto será suficiente.

Simplicidade Essencial no Wing Chun

Está ligada com a “pureza”. O puro está ligado com a total, à plenitude, onde a intensidade máxima para cada situação deverá, a exemplo da Simplicidade Quantitativa, ser determinada também pela capacidade de julgamento de cada um. A pureza máxima que não seja em quantidade mínima não resultará num todo equilibrado, impedindo assim sua unidade.

O falecido Patriarca Ip Man costumava dizer que “quanto mais simples melhor” Onde há Simplicidade, não há desperdício. Onde não há desperdício, há harmonia. Por isso, a economia de movimento e energia está intimamente relacionada com a harmonia. Um dos erros mais comuns é confundir pobreza com Simplicidade, ou como os filósofos preferem, simplicidade por pobreza com simplicidade por riqueza. A primeira é o mínimo insuficiente, resultado da incapacidade de julgamento de um ser ainda imaturo. A segunda é o mínimo suficiente com pureza máxima,resultante do julgamento perfeito de uma pessoa que alcançou a maturidade em sua capacidade de discernimento.

Pode-se perceber que a capacidade de julgamento é fundamental para que possamos estar em harmonia com o Princípio da Simplicidade. Para tal, o praticante de Ving Tsun deve desenvolver em estado refinado de percepção. Por sua vez, a percepção só poderá ser desenvolvida através do relaxamento (Fon Song) que é o ponto inicial do trabalho de aprendizado do Sistema Ving Tsun. Buscar a Simplicidade a cada momento é a tarefa de cada praticante. É dito que as últimas palavras do Patriarca Leung Jan, o mais respeitável Mestre de Ving Tsun na china, foram “passei minha vida toda tentando fazer Ving Tsun mais simples, mas não consegui”.

ESTUDE MAIS

Quer ler mais sobre o assunto e se aprofundar?

Tudo o que você precisava saber além das técnicas!
O que faltava para completar  seu aprendizado
e ser um conhecedor profundo
dos Conceitos & Filosofia
do Ip Man Wing Chun.

Sifu Monnerat revela !

Uma quantidade considerável de informações fidedignas, ainda não publicada em Português sobre o Sistema Wing Chun !”

Adquira já o seu HAU HOK

[product id=”4246″]
APRENDA UM POUCO EM CASA

Aprofunde-se com nossos e-Books (e-learning)

[product_category per_page=”5″ columns=”5″ order_by=”date” order=”desc” category=”nivel-basico, nivel-intermediario”]

© 2017 Moy Ka Wing Chun Society  - Núcleo Nacional - All Rights Reserved - Hosted by gmsite.com.br in Canadian - CA         -          Início   |  Journal   |   Eventos   |   Suporte

logorereadygraph
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account