Wing Chun CearáWing Chun Ceará

Nota Oficial do Líder da Família sobre o a Autorização de Transmissão da Arte aplicada na Moy Ka Wing Chun

 

Na qualidade de Líder da Família Moy Ka Lai To e da Moy Ka Wing Chun no Brasil venho deixar claro alguns fatos e pontos importantes sobre o assunto desta Nota Oficial.

Primeiramente quero deixar bem claro que, com exceção de meu primeiro discípulo formado no Estado do Ceará, Sr. Antonio Freitas.

 

 

Não há nenhuma pessoa atualmente qualificada e autorizada a transmitir o Sistema Wing Chun(Ving Tsun) no Estado do Ceará sob nossa alçada.

Formação de um Tutor Qualificado

Tutor é o termo utilizado por Grão-mestre Moy Yat para designar aquele que seria o responsável pela mobilização do processo de aprendizagem de alguém, em resumo, seria um termo substituto para Instrutor ou professor.

Assim, um novo membro ao inciar seus estudos e tendo ele interesse em se tornar um Tutor Qualificado e posteriormente um mestre qualificado, ele precisa passar por 2 etapas distintas:

Aprender o Sistema (Mobilização Intrapessoal)

Antes de tudo o estudante precisa aprender e vivenciar o Sistema recebendo a mobilização correta de um tutor qualificado, mobilizar é diferente de ensinar, diga-se de passagem. O estudante ao adquirir o mínimo de proficiência e compreensão de determinado conteúdo, ele estará apto para passar para o seguinte, mas isso não significa que ele esteja apto para transmitir para outrem(ensinar) este mesmo conteúdo.

Aprender a forma adequada de transmissão do Sistema (Mobilização Interpessoal Direta e Interpessoal Indireta)

Efetivamente, o estudante poderá solicitar participar dos Estudos de Tutoria e posteriomente de Seminários de Formação de Tutoria Qualificada  para um determinado Domínio do Sistema. Assim ele terá estágios e orientações sobre como mobilizar adequadamente, transmitindo de forma correta cada conteúdo intrínseco do Wing Chun Hai Tong contido nesses Jiu Sik , após o estudante estar no mínimo finalizando o Nível Biu Ji (Domínio Avançado), sem isso, não há condições de se dar o próximo passo, que é o efetivo processo de qualificação de tutoria que se dá após Seminário de Tutoria do Nível em questão e isso é revalidado a cada 6 meses.

Qualificação de Transmissão Parcial sob Tutela

Vejo uma falta de conhecimento sobre esse processo, e é natural, pois mostra que precisamos clarear muito sobre isso, até a afetivação da formação plena de transmissão.

No caso específico dos Tutores no estado Ceará, nenhum deles possui ou possuía Qualificação Plena, que não depende mais de uma Tutela responsável, pois em nossa avaliação, os membros deste estado e dos demais, estão sob tutela de nosso Kau Tau (Diretor Técnico da Moy Ka Wing Chun) que hoje é acumulada pela própria pessoa de Sifu Monnerat.

Em todos os Estados, os Tutores, (que são poucos, pois Sifu Monnerat deixa claro que não tem interesse em formar em massa e distribuir diplomas para contribuir para a decadência do Sistema Wing Chun no Brasil que já possui muitos bons transmissores) estão sim “qualificados” para transmitirem determinado conteúdo enquanto sob supervisão e responsabilidade da Moy Ka Wing Chun e o termo qualificado significa “ter a qualidade necessária” e sob determinadas condições específicas, como em nosso caso. Mesmo um profissional de qualquer área, pode não mais se tornar qualificado, se o mesmo não se atualizar, conceito de “Nim” em Chinês.

Hoje não temos ninguém mais qualificado no estado do Ceará, principalmente porque os atuais e ex-estudantes não tinham frequencia adequada, apesar de termos ajudado esses estudantes,comunicando nas mídias que eram qualificados, devemos atentar para o seguinte: sim eram qualificados para conduzirem um grupo de estudos e como mobilizadores desses alunos, enquanto tinham orientação direta de Sifu Monnerat, mas saindo dessas condições, devido a não formação dos mesmos, isso se desfaz automaticamente.

Por não compreender isso, muitos se permitem “passar pela cabeça” o fato de que estão efetivamente qualificados. e muitas vezes por terem tido um pequeno “treinamento intensivo”. Ip Man teve muitos que passaram talvez por um treinamento intensivo, mas não qualificativo… e creio que muitos mestres e escolas também passaram por isso.  Precisamos deixar claro certos pontos para não contribuirmos para uma “desqualificação” do próprio Sistema Wing Chun no Brasil e no mundo.

Por isso estaremos inclusive trazendo um de nossos líderes, aluno direto do Sigung de Sifu Monnerat, grão-mestre Moy Yat em Hong Kong para reforço desses conceitos na Moy Ka Wing Chun ano que vem.

Certificados e Diplomas emitidos

Em muitos de nossos Seminários e atividades, emitimos certificados de participação, tal qual foram emitidos para os membros do estado de Ceará e outros… Mas nenhum deles Autoriza Ensino, conforme reza nos próprios certificados, justamente para evitarmos situações que já ocorrem desde muito tempo aqui no Brasil e até mesmo porque esses documentos são um registro Cerimonial com testemunhas para que seja registrada o Sau Kuen de determinado membro que conclui uma etapa de estudos, mas tal como numa faculdade não significa Mestrado ou Formação Qualificada para Ensino (docência).

Até hoje nos orgulhamos de não formar ninguém pela Moy Ka Wing Chun, no sentido de que hoje, muitos distribuem formações, infelizmente desqualificadas, em massa. Inclusive organizações que vendem diplomas junto com uma pilha de DVD e utilizando até mesmo o Sinete Pessoal  feito exclusivamente para a pessoa de Sifu Monnerat, por Grão Mestre Moy Yat em seus certificados, em certa cidade da Bahia encontramos isso.

Nota 1: Citamos apenas o Sr. Antonio Freitas, que hoje encontra-se no Ceará, na cidade de Limoeiro do Norte, como Membro Formado por Sifu Monnerat na época que representava a Família de Mestre Lee Tat Yan (Hong Kong), primeira formação de Sifu Monnerat no Sistema Wing Chun até o ano de 1996.

Muitos tiveram aprendizado de Wing Chun no Brasil na década de 80 e 90 precariamente

Precisamos deixar claro que muitas organizações apareceram no Brasil na década de 80 e 90 que disseminaram o Wing Chun numa condição muito precária e incompleta, natural daquela época no Brasil.  Sifu Monnerat conheceu de perto essas organizações. Recebemos muitos estudantes do estado do Ceará, Sul do Brasil e entre outros estados, que possuíam muitos anos, alguns décadas de aprendizado de Wing Chun, apresentando um Wing Chun deficiente, conceitualmente falando, mesmo em Domínio Básico. Muitos da região Nordeste do país e região de São Paulo.

Mas pessoas que tinham e possuem qualidades que efetivamente os qualificam para aprender e serem líderes como citamos acima sobre o assunto “Qualificado”. Mas qualificado, repito, não significa que estejam preparados para a responsabilidade de transmissão sem uma tutela qualificada.

Unidades da Moy Ka Wing Chun desativadas recentementes

Devido a muitas perguntas a respeito do assunto, recebidas recentementes, informamos oficialmente que nossa Unidade de sobral Ceará, que estava sob monitoria do Membro Marcelo Miranda, não se encontra mais autorizada, a pedido do próprio Sr.Marcelo, alegando não poder dar mais seguimento, devido as dificuldades de família e da distância e gestão desse processo.

Sem dúvida desde 201o forma poucas as oportnidades de vinda do Sr. Marcelo para seu processo de formação, uma vez que veio com muitas questões e dificuldades conceituais do Sistema Wing Chun, aprendido em épocas e escolas formadas no periodo descrito acima. Mas uma pessoa de excelente qualidade e com muito potencial até então.

Infelizmente essa frequencia não foi suficiente para que o ex Tutor, Marcelo Miranda, em comparação com outros que possuem frequencia mensal e até mesmo semanal, vindo de outros estados, tivesse maturado o Domínio Intermediário Cham Kiu (o mesmo deu inicio aos estudos de dominio Biu Ji), mas não tendo tempo suficiente para o processo de Estudos de Tutoria para o Nível em questão, estava assim com autorização de mobilizar em Nível Básico.

As Unidades desativadas não serem mais submetidas a Sede Mundial em Toronto Canadá em 2016

Assim fica claro que o Sr. Marcelo Miranda  não está mais entre nós e sem nosso aval. Mas citando as palavras do próprio Sifu Monnerat ” Marcelo tem muito potencial, uma pessoa amiga, mas ainda engatinhando na arte e desejo sucesso a ele, e que possa se manter estabilizado em um processo de formação sem ficar mudando de orientação até que finde o mesmo”

Mas ficamos feliz porque parece que o mesmo esta sob nova orientação.

Unidade recentemente Ativada e a ser submetida a Sede Mundial em Toronto Canadá em 2016 para a Categoria de Núcleo Oficial

Destacamos o Tutor Pedro Rego, que está sob Tutela, conforme anteriormente explicado, coordena e monitora os estudos na nossa Unidade de Curitiba – PR e crescendo com sucesso e conquistando os itens necessários para ser promovida a Núcleo Qualificado. Única com Site Oficial aprovado pela Moy Ka Wing Chun: curitiba.wingchun.com.br

As demais unidades estão ainda em fase experimental de implantação e desenvolvimento.

Únicos com Cerimonial bai-si com Sifu Monnerat no Brasil e Ativos até a presente data desta publicação

  1. Helena Barreto Arueira – Moy He Lian Nai  – Médica (Domínio Baat Jaam Do) – RJ
  2. Luis Augusto Soares – Moy Lian Go – Promotor de Justiça (Domínio Baat Jaam Do) – RJ
  3. Márcio Lopes – Moy Mak Wu – Empresário ( (Domínio Luk Dim Bun Gwan) – RJ
  4. Antonio Freitas – Lee An To – Educador Físico Especializado ( Família Lee Tat Yan) – CE

Indicados para o Processo para Formação de Mestre Qualificado pela Moy Ka Wing Chun

  1. Paulo Janke (Domínio Mui Fah Chong)
  2. Marcus Paiva (Domínio Mui Fah Chong)

 

Tags: Wing Chun Ceará | Wing Chun CE

© 2017 Moy Ka Wing Chun Society  - Núcleo Nacional - All Rights Reserved - Hosted by gmsite.com.br in Canadian - CA         -          Início   |  Journal   |   Eventos   |   Suporte

logorereadygraph
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account