Aprendizagem Proativa

Aprendizagem Proativa

Valorizar aquilo que ainda ninguém valoriza


O clássico chinês Do Tak King (“Clássico do Caminho e do Poder”) narra que a Aprendizagem Proativa é a ativação do potencial para interpretar fatos que produzam estratégias inteligentes com o fim de antecipar futuras mudanças, criando novas tendências que sejam valorizadas pela sociedade em que vivemos, caracterizando a manifestação madura do Poder Pessoal.

 

O processo conhecido hoje como Aprendizagem Proativa tem sido valorizado desde os primórdios da civilização chinesa, cuja cultura foi pioneira na maximização do desenvolvimento humano.

O primeiro registro escrito desse processo pode ser encontrado no capítulo denominado “Reflexão sobre o Princípio” – em chinês, Si Chi (Si Shi) – do Clássico Do Tak King (Dao De Jing / Tao Te Ching), escrito 2.500 anos atrás. Esta passagem, traduzido por Thomas Cleary, um Ph.D. em Línguas e Civilizações do Leste Asiático da Harvard University, diz o seguinte:

Plan for what is difficult while it is easy, do what is great while it is small.

The most difficult things in the world must be done while they are still easy, the greatest things in the world must be done while they are still small. For this reason sages never do what is great, and this is why they can achieve that greatness.

[Planeje o que é difícil, enquanto for fácil, faça o que é grande enquanto for pequeno.

As coisas mais difíceis no mundo devem ser feitas enquanto elas ainda são fáceis.

Por esta razão os sábios nunca fazem o que é grande, e esta é a razão pela qual eles podem alcançar tamanha grandeza.]

Ao longo da história da China, a Aprendizagem Proativa era considerada o processo da verdadeira maestria, conforme ilustra o conto abaixo, destacado por Cleary como o mais significativo para representar a essência da consagrada obra Sun Ji Peng Fat (Sunzi Bingfa / Sun Tzu Ping Fa), conhecida por nós como “A Arte da Guerra”:

Certa vez, um lorde da China Antiga perguntou para seu médico, um membro de uma tradicional família de médicos, quem era o mais   competente de sua arte. O médico, cuja reputação era tamanha que seu nome tornou-se sinônimo da ciência médica na China, respondeu:

– Meu irmão-mais-velho vê o espírito da doença e elimina-o antes que ela tome forma, por isso seu nome respeitado dentro de nossa própria casa. Meu irmão logo abaixo dele cura o doente quando a doença ainda é diminuta, por isso seu nome é respeitado em toda nossa vizinhança.   Quanto a mim, faço punções, prescrevo poções e massageio a pele, por isso que meu nome é respeitado entre os lordes e admirado em toda China.

Na Dinastia Ming (1368-1644), a Aprendizagem Proativa continuava a ser valorizada como um processo ideal de excelência, a ponto de um crítico afirmar que a compreensão da mensagem da narrativa acima seria “essencial para líderes, generais e ministros para dirigir nações e comandar exércitos”.

Minha percepção da história descrita a pouco identifica o grande desafio do processo da Aprendizagem Proativa: mobilizar-nos a valorizar no presente um fator que só será importante no futuro. Por isso, o irmão-mais-velho do famoso médico, ainda que um mestre fabuloso, pois não precisava nem atuar para exercer sua profissão, só era valorizado em sua própria família. Quanto a ele, que explicitava sua prática, era sinônimo da ciência médica na China.

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